Seguro de Saúde – uma Necessidade Crescente Face aos Desafios do SNS

São Vicente Seguros

O Seguro de Saúde é uma Necessidade Crescente Face aos Desafios do SNS

Para Particulares e Empresas

Num cenário em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrenta grandes desafios para atender a todas as necessidades de cuidados de saúde da população portuguesa, tem-se observado um aumento da adesão dos portugueses ao seguro de saúde. Face às limitações do SNS e na procura de soluções complementares, o seguro de saúde tem-se destacado como a escolha principal. O recurso aos serviços de saúde privados visa garantir um acesso mais rápido e abrangente aos cuidados de saúde, tornando-se uma opção cada vez mais comum para particulares e empresas.

O próprio regulador do setor segurador, ASF, propõe a criação de um seguro de saúde padrão, com um conjunto mínimo de coberturas base oferecidas pelas seguradoras. Esta medida procura promover a acessibilidade para segmentos da população com menor capacidade financeira e reforçar a informação ao consumidor, facilitando a comparação entre as diferentes ofertas de seguros.

Quando se fala em seguros de saúde, embora sejam individuais, temos de pensar cada vez mais também nas empresas que utilizam esta ferramenta para reter talento e promover o bem-estar e satisfação das equipas.

As empresas enfrentam um aumento nos custos com seguros de saúde, e a tendência é que esses custos continuem a crescer. Para mitigar esses custos, as empresas estão a considerar a atualização de franquias, copagamentos e planos de financiamento que por vezes envolvem a contribuição financeira dos colaboradores.

Começa a haver também uma maior gestão de risco destas apólices com investimento em iniciativas de promoção de saúde e bem-estar. Rastreios de visão, audição, mamografias e check-ups, programas de avaliação nutricional e contra uso de substâncias, comunicação e kits de bem-estar, programas de incentivos e de bem-estar, como alimentação saudável, cessação tabágica e atividade física, são algumas das práticas mais habituais em Portugal.

O seguro de saúde em Portugal tornou-se uma necessidade premente face aos desafios enfrentados pelo SNS. A iniciativa da ASF para um seguro de saúde padrão é um passo crucial para tornar esta opção mais acessível e informada. As empresas, por sua vez, procuram equilibrar o cuidado com a saúde dos seus colaboradores com a gestão eficiente dos custos, consolidando o seguro de saúde como um elemento chave na estratégia de recursos humanos.

 

SVS – São Vicente Seguros aconselha o melhor programa de seguros para a sua empresa

geral@saoseguros.pt

213 928 670 – Chamada para a rede fixa nacional

www.saovicenteseguros.pt/

 

O Seguro de Saúde é uma Necessidade Crescente Face aos Desafios do SNS

Para Particulares e Empresas

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *